Motivação no trabalho: por que a segunda-feira te desespera?

A motivação no trabalho é gerada, principalmente, pelo autoconhecimento. É hora de estabelecer metas de vida e as alcançar!

Domingo à noite… Aaaah, o domingo à noite! Quando se é jovem, esse é um momento de felicidade por ter encontrado parentes e amigos durante o final de semana… Além de realização pelas notícias boas recebidas, momentos de lazer compartilhados e abraços que acolheram. Com o passar do tempo, cada vez mais os últimos momentos do final de semana têm se transformado em momentos de angústia… O que tinha um sabor de descontração passa a ter um gosto amargo de ansiedade. O nome desse mal, que acomete tantas pessoas atualmente, é falta de motivação no trabalho!

A segunda-feira representa a volta à rotina semanal. Afinal, é a retomada do contato com colegas de trabalho e chefes, o enfrentar de demandas que devem ser solucionadas… Mas e quando essa realidade causa medo, sofrimento e uma vontade imensa de jogar tudo para o alto? Quando se alcança esse estágio de insatisfação, é chegado o momento de mudar! Portanto, procure novos ares!

Um dos grandes aprendizados humanos é reconhecer o momento certo de desapegar de tudo aquilo que não cabe mais em sua vida, em seus desejos. A síndrome do ódio às segundas-feiras está diretamente relacionada a uma rotina profissional que se tornou insatisfatória. Somente você pode promover uma revolução em sua vida e voltar a ter motivação no trabalho!

Fatores que influenciam a sua satisfação

Empresas e trabalhadores precisam entender que a satisfação com o trabalho não é uma opção de escolha, mas sim um fator de sucesso para todos os envolvidos. A Robert Half, empresa de recrutamento especializado, desenvolveu uma pesquisa na Inglaterra durante os três últimos meses de 2016. Esse estudo identificou o grau de felicidade de 2.000 trabalhadores. Acompanhe, a seguir, os três fatores que mais causam satisfação com o trabalho, de acordo com a pesquisa.

#1 Adequação à cultura da empresa e ao cargo

É importante que o trabalhador compartilhe a cultura da empresa para alinhar as suas expectativas. Assim, o setor de recursos humanos tem a função de testar essa adequação. Desse modo, cabe, também, ao funcionário compreender que somente é saudável se enquadrar em uma cultura que vai de encontro aos seus conceitos morais e éticos.

Estar apto, tecnicamente e intelectualmente, para desenvolver a função para qual foi contratado também é essencial. Afinal, um nível de estresse alto pode ser gerado caso o trabalhador não esteja apto a assumir o cargo. Portanto, a motivação no trabalho é essencial para ter uma boa qualidade de vida.

#2 Empoderamento

Um dos principais fatores de motivação no trabalho é a certeza que o trabalhador tem de que é útil e importante para empresa. Para isso, é necessário que treinamentos frequentes sejam desenvolvidos junto aos funcionários. Esses treinamentos devem auxiliar o empregado a adquirir habilidades que o possibilite crescer em sua carreira. Além de tomar decisões corretas de forma autônoma, sugerir adequações vantajosas para empresa e, assim, atribuírem um maior significado para a realização das tarefas diárias.

#3 Trabalho interessante e enriquecedor

O seu trabalho não pode e não deve se resumir a um simples pagamento no final do mês. Funcionários que se sentem estimulados pelo seu trabalho têm até 3,2 mais possibilidades de sucesso do que aqueles que não se sentem dessa forma. A motivação no trabalho vem de um propósito maior de vida, agregando cada vez mais valor em sua vida. Ou seja, o trabalho deve agregar felicidade, realização, superação!

A importância do autoconhecimento

A motivação no trabalho e na vida só pode ser alcançada e mantida quando o indivíduo tem um grande autoconhecimento. Assim, compreende que ele é o grande responsável pelo seu desenvolvimento profissional e humano. Uma técnica muito eficiente, para o conhecimento e controle das emoções e sentimentos, é a PNL (Programação Neurolinguística).

Para se inscrever, clique abaixo:

A Elsever Institute, maior instituto de desenvolvimento humano no Brasil, oferece certificação internacional em Practitioner em PNL. Este é extremamente recomendado para quem sofre com a falta de motivação no trabalho. Trata-se de um curso prático, com a apresentação de técnicas de PNL para que sua mente se torne mais flexível a ponto melhorar suas habilidades de comunicação, negociação, liderança e relacionamento.

Sam Jolen, fundador da Elsever, tem mais de 10 anos de experiência como professor no Brasil, Alemanha, Itália, EUA, Portugal, Colômbia, México e Índia. Líder renomado mundialmente, Sam irá conduzir o seu processo de autoconhecimento. Inscreva-se agora no Practitioner em PNL e passe a amar as suas segundas-feiras! Garanta a sua vaga e mude, agora, a sua vida.

Comentários

Atendimento
Personalizado

Contato

Segunda a sexta das 10h às 18h

[email protected]

0800 777 1360 ou (11) 3739 1360

(11) 9 6250 1360

Localização

Av. Paulista, 1499 · 17° Andar

CEP 01311-200

Bela Vista · São Paulo - SP

579.958 Visualizações
1.157 Seguidores