3 dicas para perder o medo de falar em público.

Se você tem medo de falar em público, saiba que não está sozinho nessa. Talvez, pelo fato de hoje termos tantas opções de tecnologia para nos comunicarmos e trabalharmos, vem aumentando o número de pessoas que tem pavor de fazer um discurso ou falar na frente de um grupo.

Porém falar em público é uma habilidade, e alguém só se torna bom em fazer isso, se praticar bastante. Posso dizer isso com autoridade, pois eu mesmo era bastante tímido e péssimo em oratória, e hoje ganho a vida me apresentando em diversos países do Mundo, falando em 5 diferentes idiomas. E por conta disso, preparei aqui algumas dicas para que você também possa dar o pontapé inicial e perder de uma vez por todas o medo de se comunicar incrivelmente.

 

1 – Seja você mesmo

Se existe uma dica de ouro para falar em público, é essa daqui: Todo grande orador tem alguma coisa que o diferencia dos demais. Seja a roupa, trejeitos, palavras, sorriso, qualquer coisa. Na verdade um dos maiores segredos dos grandes palestrantes é justamente fazer algo bem fora do normal, pois quando se está a frente de várias pessoas, o “normal” é igual a chato.

Como já dizia aquele ditado: “De perto ninguém é normal”, explore algo que você tenha de diferente dos demais. Seja uma história de vida, alguma característica física ou qualquer outra coisa. Quanto mais diferente você puder ser, e deixar isso transparecer para os demais, melhor é para a sua apresentação.

 

2 – Converse com pessoas

Uma das melhores dicas que já recebi ao longo da minha vida foi: “No palco, converso com as pessoas como se estivesse em um bar com amigos”.

Não sei se você sabe, mas são pessoas que vão assistir sua apresentação, vídeo, palestra, etc. Isso significa que elas gostam de fazer amigos, tem família, problemas e gostos peculiares. E sendo sincero, você gosta de pessoas que são sempre “perfeitas”? Eu não.

Eu gosto de gente de verdade, que ri, chora, acerta, erra e principalmente, fala o que sente e pensa. Sempre que conheço alguém bacana, tenho vontade de ser amigo e poder passar mais tempo ouvindo suas histórias e pensamentos.

Com isso na cabeça, sempre que você puder conversar com os demais de igual para igual, sua apresentação vai sair muito mais natural e as pessoas vão apreciar muito mais a sua mensagem.

 

3 – Fale de algo que você adora

Se você tem a chance de escolher o tema da sua apresentação, fale de algo que você ama, que te faça sorrir e te dê vontade de compartilhar com todos a sua volta. Porém se você tem que fazer uma apresentação de um tema pré definido na faculdade ou trabalho, arranje um jeito de fazer um paralelo com o que você é apaixonado.

Toda vez que conversamos com alguém sobre algo, nossa linguagem corporal acaba dizendo muito mais do que nossas palavras. E imaginando que você queira passar uma mensagem positiva dentro da sua apresentação, ao invés de fingir falar com empolgação de algo, ache um jeito de se empolgar de verdade, escolhendo um tópico que toque ou se refira a aquele tema que você adora.

Assim, todos vão acessar bons estados emocionais enquanto ouvem você discursar, e com certeza você vai entregar a mensagem que você quer.

 

Boa palestra

Sam Jolen

Fundador e CEO Elsever Institute

 

APRENDA A SE COMUNICAR DE UMA FORMA EFICAZ. CLIQUE NO LINK ABAIXO. 

KSP

 

Comentários

Atendimento
Personalizado

Contato

Segunda a sexta das 10h às 18h

[email protected]

0800 777 1360 ou (11) 3739 1360

(11) 9 6250 1360

Localização

Av. Paulista, 1499 · 17° Andar

CEP 01311-200

Bela Vista · São Paulo - SP

579.958 Visualizações
1.157 Seguidores