Como utilizar rapport com as crianças?

Outro dia correu por todos os lados do Mundo uma foto do príncipe William conversando com seu filho George abaixado. Muitos começaram a se perguntar por que ele simplesmente não falava de pé como qualquer adulto normal conversando com uma criança.

Tudo ficou ainda mais curioso quando o próprio presidente Barack Obama também se abaixou para conversar com o pequeno príncipe, repetindo o mesmo ato de seu pai. Será que o poder de um jovem monarca é tão grande que até o líder do Mundo livre é obrigado a abaixar para conversar com ele?

A resposta é não. Na verdade o que aconteceu é que tanto o príncipe William como o presidente Barack Obama, entendem muito bem como se comunicar de maneira bem efetiva com crianças. E para conseguirem tal feito, eles utilizam uma técnica muito boa de se coloca na mesma altura com quem eles querem se comunicar. Pense bem, para alguém pequeno, o Mundo as vezes parece grande e distante, cheio de “não” e comandos de um lado para o outro. Porém quando um rosto está diante de nós, olhando nos olhos e nos tratando como iguais, fica muito mais fácil a comunicação fluir de maneira direta e com mais empatia, mesmo para uma criança pequena.

Essa técnica é chamada de “Escuta Ativa”, e consiste em tratar a criança de maneira respeitosa para que se sinta realmente ouvida e pertencente ao grupo. Essa simples maneira de se comunicar, permite que os vínculos afetivos fiquem mais fortes permitindo que o(a) pequeno(a) se sinta parte do meio.

Os pequenos tem uma grande dificuldade de entender o Mundo dos adultos, são muitas regras que vão em direção contrária a necessidade de descobertas que os deixam extremamente curiosos. Por isso muitas vezes é difícil para uma criança entender que não pode comer algo que é muito gostoso em determinada hora do dia, ou que o brinquedo tem que ser dividido com seus colegas. Todos esses detalhes da convivência em grupo são habilidades que vão sendo desenvolvidos com o tempo, mas que vão contra a vontade natural de cada um quando se tem poucos anos de vida.

Por conta disso, o simples fato de abaixar e falar de frente, olhos nos olhos, tem o poder de fazer com que a criança saiba que ela pertence ao grupo.

Esse pequeno gesto, é capaz de formar ao longo do tempo um adulto muito mais auto confiante e seguro, pois grava em sua mente que ele pode sempre ter uma conversa direta com alguém, sem que ninguém seja maior ou menor do que ele, sem gritos ou agressões, conversando de maneira calma e firme, como se conversaria com qualquer outro adulto no convívio do dia a dia.

Então se você quer fazer rapport com uma criança, experimente agachar ao lado dela, e conversar da mesma altura. Com isso a necessidade de gritos, ameaças ou qualquer coisa do tipo, é reduzido drasticamente, melhorando a qualidade de vida de todos da sua família.

Sam Jolen

Fundador e CEO Elsever Institute

QUER SABER MAIS SOBRE A PNL?

ASSISTA UMA PALESTRA GRATUITA E DESCUBRA MUITO MAIS SOBRE QUEM VOCÊ É.

Palestra Gratuita de PNL

 

Comentários

Atendimento
Personalizado

Contato

Segunda a sexta das 10h às 18h

info@elsever.org

0800 777 1360 ou (11) 3739 1360

(11) 9 6250 1360

Localização

Av. Paulista, 1499 · 17° Andar

CEP 01311-200

Bela Vista · São Paulo - SP

579.958 Visualizações
1.157 Seguidores